Identificação do Computador na Rede

Os computadores de uma rede precisam de ter nomes. Esses nomes podem ser escolhidos livremente, desde que todos os computadores tenham nomes diferentes.

Quando instalamos o Windows, é perguntado o nome do usuário e o nome da empresa. O programa de instalação do Windows usa os 8 primeiros caracteres (sem contar espaços) do nome do usuário para formar o nome do computador.

Por exemplo, se o nome do usuário for“José da Silva”, o computador será chamado de JOSEDASI.Para alterar o nome do computador,use o quadro de propriedades do Sistema (Painel de controle / Sistema).

Clique no separador Nome do computador.


A descrição do computador é o item menos importante, e não é essencial para o funcionamento do computador na rede, ou seja, podemos usar um nome qualquer. Devemos entretanto usar uma descrição que torne fácil a rápida identificação do computador.

Por exemplo, é melhor usar “Micro do José” que EMPRESA-K87A82C4C8F3.Para alterar a descrição docomputador, basta digitá-la no campo apropriado, como mostra a figura. Não é preciso reiniciar o computador.


Nome do computador


O nome do computador é indicado no quadro de propriedades do sistema, no separador “Nome do computador” no exemplo acima, o nome é laercio-30. Em redes pequenas, podemos usar nomes de forma mais livre, como CARLOS, MARIA, COMPUTADOR-5, etc.

Em redes maiores é recomendável seguirum padrão, definido peloa dministrador. Por exemplo, podemos chamar os computadores de COMPUTADOR-01, COMPUTADOR-02, COMPUTADOR-03, e assim por diante

.Para alterar o nome do computador,clicamos no botão Alterar.



Grupo de trabalho


Quando acessamos a rede, podemos ficar confusos com o grande número de computadores que são mostrados.

A localização de computadores específicos é facilitada quando dividimos a rede em grupos de trabalho. Numa empresa, podemos criar grupos de trabalho diferentes para cada departamento (Marketing,Financeiro, Suporte, etc.).

Em redes pequenas, é melhor usar o mesmo grupo de trabalho para todos os computadores.

No exemplo acima, o nome do grupo de trabalho é WORKGROUP. Para alterar este nome, clicamos no botão Alterar. Criar grupos de trabalho consiste simplesmente em definir esses nomes nos computadores.


Alterar o Nome do Computador


Quando clicamos em Alterar, é apresentado um quadro ao lado, no qual podemos modificar o nome do computadore o grupo de trabalho. Será preciso reiniciar o computador para que o novo nome e grupo de trabalho sejam activados.

O nome do computador deve ter nomáximo 15 caracteres, e não pode conter espaços em branco. Se usarmos mais de 15 caracteres, serão considerados apenas os 15 primeiros.


O nome do computador também não pode conter os seguintes caracteres:‘ ~ ! @ # $ ^ & * ( ) = +[ ] { } \ ; : ‘ “ , < > / ?.

O próprio Windows avisará isso se tentarmos usar um nome inválido, ou seja, com mais de 15 caracteres ou comum dos símbolos indicados acima.


OBS: O Windows 95/98/ME aceita algunsdesses símbolos, mas é recomendável evitálos.O máximo também é de 15 caracteres.



Alterando o grupo de trabalho


São apresentadas as opções:
Membro de Domínio: Preencha o nome do domínio,caso esteja em uma rede cliente-servidor.
Grupo de trabalho: Preencha o nome do grupo de trabalho, caso esteja em uma rede ponto-a-ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário