Adicionar/Remover Componentes de Rede (Clientes,Serviços e Protocolos)

Adicionar Protocolos
Para adicionar protocolos, clientes e serviços, usamos o botão Instalar no quadro de propriedades de rede. Será apresentado o quaddro acima, no qual escolhemos que tipo de componente queremos instalar: cliente, serviço ou protocolo. Clicamos em Adicionar.

Será apresentada uma lista de protocolos disponíveis.Observe que na época doWindows 95, várias empresas forneciam softwares de rede,em vários padrões. Hoje existe uma liderança do protocoloTCP/IP e redes baseadas nesta arquitetura.
Portanto, quanto mais nova é uma versão do Windows, menos protocolos e componentes de rede(antigos) estão disponíveis. No Windows XP são oferecidos apenas dois protocolos, além do TCP/IP.
Instalaremos neste exemplo o IPX/SPX, necessário para jogos e parafuncionamento em redes Novell.

Será então adicionado o protocolo selecionado. No caso do IPX/SPX, será feita automaticamente a instalação doNetBIOS, que é um outro protocolo usado em redes antigas. Será preciso reiniciar o computador para efectuar a instalação.

Adicionar Clientes

Para adicionar um cliente de rede,clique em Instalar no quadro das propriedades da conexão. Será apresentado o quadro abaixo.Selecione a opção Cliente e clique em Adicionar.

Será apresentada a lista de clientes suportados pelo Windows XP. Assim como ocorre no caso dos
protocolos,quanto mais nova é a versão do Windows, menos serão as opções de clientes oferecidas, pois foi aos poucos abanando o suporte a arquiteturas de redes antigas.

A única opção oferecida pelo Windows XP é o Cliente para redes Novell/Netware. Note ainda que tanto no caso dos protocolos como no dos clientes, podemos usar o botão “Com disco” e instalar componentes fornecidos por terceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário