Bastidores

Alças para Montagem no Bastidor


Quando uma rede tem porte médio (acima de 20 computadores), devemos utilizar equipamentos montados num bastidor com medida padrão de 19 polegadas.

Hubs e Switches a partir de 16 portas normalmente possuem esta medida padrão e são acompanhados de alças metálicas laterais para serem montados em bastidores.

Fixação no Bastidor


Uma vez instaladas as alças laterais nos equipamentos, podemos aparafusá-las também nas colunas do bastidor, como mostra a figura ao acima.

O uso do bastidor facilita a manutenção e o gerenciamento da rede.

Montagem no Bastidor





Na figura ao acima vemos alguns equipamentos de rede montados no bastidor.
Em redes muito pequenas, com menos de 10 computadores, é fácil manter tudo organizado sobre uma mesa ou estante.

Entretanto à medida em que a rede aumenta, instalamos mais equipamentos e mais cabos, e essas conexões viram uma grande confusão.

Usando um bastidor como o da figura ao lado instalamos todos os equipamentos e seus cabos ficam mais organizados. É muito mais fácil localizar as conexões e fazer eventuais alterações.


Bastidores Abertos

A questão da segurança em uma rede é muito importante. Se o bastidor for instalado numa sala trancada ou de acesso restrito, podemos utilizar modelos abertos como os da figura acima.

São mais baratos e de mais fácil utilização.

Os bastidores possuem duas colunas com inúmeros furos para fixação de equipamentos. Possuem ainda algumas prateleiras para suportar equipamentos mais pesados. Se os requisitos de segurança forem ainda maiores podemos utilizar bastidores fechados.

Bastidores Fechados



Além de mais seguros, os bastidores fechados são também mais robustos. São indicados não apenas para instalar equipamentos de rede, mas também para a montagem de servidores. Podemos construir um computador inteiro dentro de um desses bastidores.

Mostraremos aseguir os equipamentos usados para construir um servidor utilizando estes bastidores.

Patch Panel



Trata-se de um painel de conectores RJ-45 fêmea que deve ser aparafusado num bastidor. Da parte traseira desses conectores partem cabos que se ligam aos diversos equipamentos da rede.

Cada um dos conectores do patch panel é chamado PORTA. As portas devem ser numeradas, e o administrador da rede ou o responsável pela instalação física deve manter um registo discriminando exactamente de cada computador ligado nessas portas.


Servidor para Montagem no Bastidor



O custo e a complexidade de um servidor de rede dependerão do desempenho desejado. Podemos por exemplo comprar um gabinete para montagem num bastidor e nele instalar uma motherboard comum. Existe um local para instalação de um ou mais discos rígidos, drive de disquetes, drive de CD-ROM e para placas de expansão, como interfaces de rede e controladoras de discos SCSI.


Interior do Gabinete para Bastidor



Note que o computador deste exemplo é muito parecido com um PC comum, excepto pelo formato do gabinete. Devemos usar placas extensoras PCI que permitem a instalação de placas PCI na posição horizontal. Isso é necessário pois o gabinete deste exemplo é “slim” e sua altura não é suficiente para acomodar uma placa PCI na posição vertical. Vemos ainda a fonte, o drive de CD-ROM, drive de disquetes e disco rígido.


Monitor para Montagem no Bastidor


Os monitores também podem ser montados em bastidores, apesar de não serem muito elegantes. Os fabricantes desses monitores normalmente compram modelos comerciais (Samsung, Philips, LG, etc.) e retiram sua carcaça externa para que sejam instalados no gabinete metálico que fabricam.

Teclado e Rato

Para serem instalados no bastidor, o conjunto é acompanhado de uma gaveta, normalmente com uma chave. Devemos puxar a gaveta para ter acesso a esses dois dispositivos. O rato do exemplo acima é embutido no próprio teclado, similar aos encontrados em notebooks.

Monitor LCD / Teclado / Rato



O modelo acima já é mais sofisticado, composto por um monitor LCD, teclado e rato. O monitor fica recolhido na posição horizontal, no interior da gaveta. Quando abrimos a gaveta puxando o teclado,o monitor levanta.Conseguimos assim uma economia de espaço no bastidor. É claro que existem outros modelos como mesmo propósito.

Disco rígido SCSI (RAID)

Uma das características marcantes dos discos SCSI é a possibilidade de conectar15 dispositivos numa única interface. Existem ainda placas controladoras SCSI capazes de operar em modo RAID (Redundant Array of Independent Disks). Este recurso permite dividir a informação em partes iguais e gravá-las em discos diferentes, de forma simultânea. Assim conseguimos aumentar o desempenho nas operações de leitura e gravação.O sistema RAID também permite duplicar a informação em discos diferentes.Desta forma, quando um disco apresenta defeito, a informação é automaticamente localizada nos outros discos. Sistemas de discos a operar em RAID são praticamente isentos de falhas.

UPS para Montagem no Bastidor


Um servidor deve ser imune a problemas de electricidade. Não se pode dar ao luxo de se desligar quando à uma falta energia. Por isso é preciso utilizar UPS's.Existem modelos próprios para montagem em bastidores, como o que vemos na figura acima.

Servidor num Bastidor

Usando os equipamentos mostrados aqui é possível construir um servidor totalmente montado num bastidor. No modelo acima, vemos de cima para baixo:

  • Monitor


  • Gaveta para teclado/rato


  • Computador


  • Três conjuntos de discos SCSI em RAID


  • UPS
O preço final de um servidor como este é bem elevado, principalmente devido ao uso dos vários discos SCSI. Esses discos custam de duas a quatro vezes mais que um disco IDE da mesma capacidade.

Grupo de servidores



Não necessariamente um servidor precisa ser montado num bastidor. É possível configurar computadores comuns para operarem como servidores. Para que tenham bom desempenho, devem possuir um bom processador (ou até mesmo uma motherboard com mais do que um processador), muita memória e pelo menos um disco rígido SCSI. A figura ao lado mostra um conjunto de servidores montados em gabinetes comuns.

Bastidores com Prateleiras


Em configurações modestas, podemos usar um gabinete com prateleiras. Um ou dois servidores seriam instalados no interior do bastidor. Equipamentos de rede como hubs, switches e patch panels também podem ser instalados neste tipo de bastidores. É usado um sistema de ventilação interno, permitindo que o conjunto trabalhe com o bastidor fechado, trancado a chave, para maior segurança.

2 comentários:

Unknown disse...

gostaria de receber mas conteudos do genero redes

Joaquim Afonso Mucuambi disse...

Muito bom pessoal .

Enviar um comentário